PORTUGAL
Saída dia 18/05/2023
Chegada dia 30/05/2023
Para os Brasileiros, ir a Portugal pode se comparar a voltar para a casa dos avós, lá se encontra respostas de nossos costumes, nossa cultura, e nosso jeito de ser. Trata-se de um pequeno País pouco explorado que já teve um passado glorioso, de terras e montanhas íngremes e belas praias. Um dos países mais antigos da Europa, com tradições fortes, contrastes de regiões modernas e um interior predominantemente rural de costumes milenares.
Seus limites são intocáveis a mais de 800 anos e mais de 1.000 anos de independência e unificação. Portugal tem hoje pouco mais de 10 milhões de habitantes, língua própria e sofisticada o português, que para muitos especialistas é considerada uma das línguas mais bonitas e mais difíceis de aprender do mundo ocidental. Sendo esta uma herança dos portugueses para os Brasileiros e mais 8 países no mundo colonizados por eles. Em termos comparativos de história, enquanto a jovem Itália tem pouco mais de 250 anos de unificação, Portugal tem mais de 1 mil anos. O Brasil criado pelos portugueses tem mais de 200 milhões de habitantes, enquanto Portugal tem pouco mais de 10 milhões, menos que o estado do Paraná que tem 11 milhões de paranaenses.
A grandeza e a importância histórica de Portugal contrastando com seu reduzido espaço geográfico e pouca população, forjaram um povo desconfiado especialmente de sua vizinha Espanha e de outros povos sempre interessados nas riquezas e no importante território português. O jeito Brasileiro de confiar desconfiando seguramente é herdado desse povo.
Os portugueses valorizam muito a convivência familiar, são essencialmente católicos, um povo agradável e simpático. São bem formais especialmente no jeito de vestir e tratar as pessoas, lá todos são tratados de senhor e senhora, raramente se usa você. Aqui também encontramos um pouco das origens Brasileiras. Contudo, o Brasileiro não é tão formal como os portugueses. Nos vestimos com menos roupa e temos menos formalidade no tratamento, isto devido a mistura da cultura indígena e negra.
BEM VINDOS A PORTUGAL: Um passado em comum com o Brasil!
ROTEIRO DIA A DIA:
1º dia (18/05): Saída de Cascavel/Foz do Iguaçu.
Aéreo: Foz do Iguaçu / Guarulhos / Lisboa.
Saída de Cascavel às 6h30min. p/ Aeroporto de Foz.
Latam, saindo de Foz do Iguaçu às 10h50min.
Chegada no aeroporto em Lisboa dia 19/05 às 07h15min.
2º dia (19/05): Chegada em Lisboa.
Iniciaremos nosso passeio pela bela, antiga e moderna Lisboa a capital de Portugal às margens do Famoso rio Tejo que divide o país entre o Alentejo e o Ribantejo. Faremos um City Tour com guia local pela capital, onde conheceremos o Castelo de São Jorge, um dos edifícios mais antigos de Portugal e estratégico na defesa centenária do país deste castelo se poderá ver toda a Lisboa o rio Rejo e no horizonte o Ribantejo. Conheceremos a catedral de Santo Antônio, o Santo mais popular de Portugal, a devoção brasileira a este santo também é herança portuguesa. O Santo Antônio nasceu em Portugal em 1195 e morreu em Pádua na Itália em 1231. Vamos conhecer a praça do comércio, a mais emblemática de Portugal e almoçar no famoso bairro de Alfama, no coração de Lisboa. À tarde, check in no hotel e noite livre. Pernoite em Lisboa.
3º dia (20/05): Lisboa.
Após o café da manhã, continuaremos conhecendo Lisboa, especialmente às margens do rio Tejo, conheceremos o lindo monumento aos descobridores, a Histórica Torre de Belém que norteava os navegadores e o mosteiro de São Jerônimo. Bem ao lado conheceremos as carruagens mais antigas da Europa, no museu nacional dos coches, e bem na frente a imponente praça do império. Logicamente vamos saborear o famoso e único pastel de Belém em uma padaria centenária, região frequentada por um dos poetas mais importantes do mundo o português Luís de Camões. À tarde voltaremos ao centro de Lisboa para conhecer o elevador de Santa Justa. Retorno para o hotel. À noite iremos jantar ao som de FADO, o mais tradicional ritmo português. Pernoite em Lisboa.
4º dia (21/05): Queluz e Vila de Sintra.
Neste dia, após o café da manhã, conheceremos os arredores de Lisboa. Bem cedo vamos conhecer o charmoso Palácio de Queluz, usado por vários Reis e Rainhas como palácio de verão, suntuosos bailes reais foram oferecidos pela coroa portuguesa neste palácio. Este local tem forte relação com o Brasil, ali, no quarto chamado D. Quixote nasceu nosso primeiro imperador D. Pedro, devemos a ele nossa independência, por coisas do destino, depois de muitas guerras e andanças, D. Pedro veio a morrer no mesmo palácio, no mesmo quarto e na mesma cama onde nasceu. D. Pedro morreu muito jovem aos 37 anos. Além do palácio real, salão de bailes e banquetes reais, passearemos pelos jardins de Queluz. Depois de Queluz vamos a Vila de Sintra uma das Vilas mais antigas do mundo que se recusa a se tornar uma cidade justamente para manter o título de vila. Sintra é tombado pela UNESCO como patrimônio da humanidade, devido sua beleza natural e sua grandeza histórica. Também usado pelas dinastias que sucederam o trono português como palácios de verão, conheceremos o antigo palácio nacional de Sintra e o palácio nacional de Pena, sendo este o último palácio construído pela monarquia, antes da Proclamação da República em 1910. Retorno para Lisboa no final do dia. Pernoite em Lisboa.
5ºdia (22/05): Mafra, Óbidos e Nazaré.
Após o café da manhã, check out no hotel, com guia local, vamos conhecer MAFRA. Na era absolutista, onde o rei concentrava todo o poder, no século 18, Portugal viveu uma era de muita prosperidade, muito ouro e diamante vindo das colônias portuguesas especialmente do Brasil, permitiam extravagâncias à família Real. Apesar de toda esta riqueza Portugal quase faliu pelos exageros do Rei D. João V. Entre estes exageros foi a construção do convento de MAFRA, que também abrigava a casa real de alguns monarcas. Com 880 quartos e 300 celas monásticas, o convento de MAFRA demorou 38 anos para ser construído e é sem dúvida um exemplo da riqueza portuguesa em parte construída com o ouro brasileiro. Logo após iremos conhecer um pouco da costa oeste de Portugal passando por Óbidos uma vila medieval de ruas estreitas de famosos licores. Também vamos a Nazaré, onde se encontra uma vila de pescadores e um dos lugares preferidos de surfistas com ondas de quase 30 metros. Seguiremos rumo a Fátima. Pernoite em Fátima.
6º dia (23/05): Fátima e Mosteiro da Batalha.
Após o café da manhã, faremos uma visita rápida ao Mosteiro da Batalha, a construção desse Mosteiro de Santa Maria a Vitória, resultou do cumprimento de uma promessa feita pelo rei João I em gratidão pela vitória da batalha, em Aljubarrota, em 14 de agosto de 1385, que lhe garantiu o trono e a independência de Portugal. O Mosteiro da Batalha é classificado como Patrimônio Mundial pela UNESCO. O restante do dia será reservado para o santuário de Nossa senhora de Fátima, um dos maiores santuários marianos do mundo. Visitaremos a capelinha erguida no exato lugar onde nossa senhora apareceu aos pastorinhos (Lucia, Jacinta e Francisco). Visitaremos o local onde estão sepultados. A catedral e a monumental praça com capacidade para 300 mil pessoas, que lotou por ocasião da visita de João Paulo II em 1982. O papa peregrino atribuiu a NS de Fátima a sua vida depois do atentado que sofreu a tiros na praça de São Pedro em Roma no Vaticano um ano antes. Na sua peregrinação no dia 13 de maio de 1982 o papa consagrou a humanidade, suas dores e seu padecimento a NS de Fátima. Teremos bastante tempo livre para um encontro espiritual num lugar místico de muita paz, para em silêncio ter uma audiência espiritual com a Divina Mãe. Oportunidade de participar da procissão das velas que ocorre todas as noites na praça do Santuário. Pernoite em Fátima.
7º dia (24/05): Tomar, Coimbra e Porto.
Café da manhã e check out no hotel. Renovados espiritualmente, neste dia vamos conhecer Tomar e Coimbra, acompanhados de guia local. Em Tomar, visitaremos o centro histórico com as igrejas de São João Batista e de Santa Maria do Olival, bem como a mais antiga sinagoga de Portugal. Prosseguiremos para o Convento da Ordem de Cristo. Após a extinção dos cavaleiros Templários, em 1312, o rei D. Dinis cria uma nova milícia religiosa, a Ordem Militar de Nosso Senhor Jesus Cristo, afirmando a necessidade de defender Portugal dos mouros. A sede da Ordem de Cristo é criada na antiga sede dos Cavaleiros Templários em 1357, onde permanecerá por séculos. Considerado como um dos maiores complexos monásticos da Europa foi classificado pela UNESCO como patrimônio mundial, em 1983. Durante a visita iremos ver a Charola, o templo redondo dos cavaleiros templários, a janela ocidental, única no mundo e projetada em estilo gótico tardio português e o claustro principal, uma obra-prima da arquitetura renascentista.
Seguiremos então para Coimbra, conhecida como a cidade dos estudantes, que oferece séculos de cultura e história. Aqui visitaremos a Universidade mais antiga de Portugal e a Biblioteca de D. João V, com mais de 3 mil livros, uma das maiores e mais charmosas bibliotecas do mundo. Ainda dentro da universidade vamos conhecer a capela de são Miguel, cuja construção dada de 1517 (praticamente a idade do descobrimento do Brasil) lá vamos ver azulejos do séc XVII e maravilhosos afrescos, tudo ofuscado por um maravilhoso órgão barroco secular. Depois caminharemos pelo centro histórico de Coimbra. Seguiremos até Porto.
Pernoite em Porto.
8º dia (25/05): Braga e Guimarães.
Após o café da manhã vamos conhecer Braga e Guimarães, com guia local. Com mais de mil anos de história Guimarães é considerada o berço de Portugal, pode-se dizer que foi lá onde tudo começou para Portugal. Suas ruas e monumentos respiram história e encanta quem visita. Se pensa que Guimarães é antiga, ainda não chegou a Braga que remonta a mais de 2 mil anos de fundação. Fundada pelo imperador de Roma Augusto entre os anos 15 e 13 antes de Cristo, Braga é um dos lugares mais antigos de Portugal. Seu primeiro nome foi Bracara Augusta e hoje é titulada como uma senhorinha jovial. Este apelido se dá pelo fato de Braga ter muita história, mas também por sua história, Braga mistura harmonicamente uma história de mais de 2 mil anos e contemporaneidade moderna. Capital do estado do Minho, no norte de Portugal, Braga foi eleita como a capital europeia da Juventude com umas das noites mais badaladas de Portugal. Pernoite em Porto.
9º dia (26/05): Rio Douro.
Neste dia vamos fazer um lindo passeio pelo majestoso rio Douro, ao norte de Portugal que serviu de passagem das guerras cruzadas dos cristãos contra os mouros na Europa. Além de muita história, o Rio Douro acumula muita beleza, neste passeio vamos apreciar as mais lindas Quintas com paisagens de tirar o fôlego. Encontraremos-nos com a produção do vinho do porto, um dos vinhos mais conhecidos no mundo, com sabor próprio e produzidos unicamente nesta região. (obs. A maioria dos vinhos utilizados em missas para consagração são vinho cujo sabor é do vinho do porto). Visita à Quinta do Douro com almoço incluso e harmonização de vinhos. Logo após o almoço, visita ao pinhão e embarque no cruzeiro onde nos impressionaremos com as mais lindas paisagens pelo Rio Douro. Pernoite em Porto.
10º dia (27/05): Porto.
Após o café da manhã, conheceremos a famosa cidade do Porto. Amada pelo nosso D Pedro I do Brasil o mesmo D Pedro IV de Portugal. Porto é a segunda mais importante cidade de Portugal, na região do Douro que junto com o Tejo, são os dois rios mais importantes do país. Conheceremos a sua história e o imenso charme da cidade do Porto. Visitaremos a zona Ribeira do Porto, a Ponte Metálica D. Luis inaugurada em 1886, Igreja e Torre dos Clérigos, palácio de cristal, igreja Barroca do século XVIII, a Igreja de São Francisco que é Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, a Catedral do Porto e o Palácio da Bolsa. Retorno à tarde. Logo após iremos para uma Vinícola em Vila Nova de Gaia, onde faremos uma visita com degustação dos tradicionais vinhos do Porto. Após a degustação teremos um jantar com bebidas inclusas na vinícola Grahams. Pernoite em Porto.
11º dia (28/05): Évora.
Após o café da manhã, check out no hotel, saída de Porto para conhecer a região do Alentejo no centro sul de Portugal focando na cidade Évora, conhecida como a capital do Alentejo, é classificada como Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1986. Esta cidade histórica herdou um grande e variado patrimônio cultural, construído e preservado ao longo do tempo. Seu nome é preservado devido os romanos terem construído no centro da cidade um templo em homenagem a deusa Évora também conhecida como deusa Diana. Chegaremos no início da tarde, check in no hotel e final da tarde livre para conhecer os encantos de Évora. Pernoite em Évora.
12º dia (29/05): Évora.
Após o café da manhã, acompanhado de guia local, visitaremos a Igreja de São Francisco fundada no século XII, tornando-se a primeira casa da Ordem Franciscana em Portugal. Seguiremos até à Capela dos Ossos, um dos mais conhecidos monumentos de Évora e está situada no que restou do antigo Convento de São Francisco. As paredes e os oitos pilares da igreja, encontram-se revestidos com cerca de 5000 crânios humanos e inúmeros ossos, provenientes dos cemitérios da cidade. Visitaremos também o Templo Romano construído no início do século I d.C e a Basílica de Nossa Senhora da Assunção. Visitaremos ainda uma loja e fábrica de cortiça, com um charmoso brinde com vinho verde produzido unicamente nesta região, estaremos encerrando em Évora nossa viagem, já com saudades e lembranças memoráveis. Esta viagem seguramente será INESQUECÍVEL para todos que decidiram visitar a “ terrinha”.Terminando nosso passeio em Évora, seguiremos para Lisboa. Final da tarde e noite livre em Lisboa. Pernoite em Lisboa.
13º dia (30/05): Retorno para o Brasil.
Neste dia faremos a viagem de Volta, de Lisboa para o Brasil. Mesmo trajeto feito por Pedro Álvares Cabral em 1500, cuja viagem durou 44 dias em suas caravelas até o dia do nosso descobrimento em 22 de abril daquele ano. Também o mesmo trajeto feito por D. João VI em 1808 e da família Real Portuguesa que saiu de Lisboa fugindo de Napoleão Bonaparte, fato que mudou o curso da história Brasileira. A viagem de D. João VI durou 54 dias, de Pedro Álvares Cabral durou 44 dias, eles dependiam do vento para tocar suas caravelas. Nós faremos a travessia do Atlântico para as terras além mar (como os portugueses chamavam Brasil) em pouco mais de 12 horas.
Saída do hotel às 6h da manhã para o aeroporto de Lisboa.
Aéreo: Lisboa / Guarulhos / Foz do Iguaçu
Latam, saindo de Lisboa às 09h15min.
Chegada no aeroporto de Foz do Iguaçu às 23h30min.
Incluso no Pacote:
Guia acompanhante Kaire Turismo, acompanhando todo o roteiro desde o Brasil;
Guia de turismo local em Lisboa, Mafra, Óbidos, Nazaré, Tomar, Coimbra, Braga e Guimarães e Évora;
04 diárias de hospedagem em Lisboa, com café da manhã;
02 diárias de hospedagem em Fátima, com café da manhã;
04 diárias de hospedagem em Porto, com café da manhã;
01 diária de hospedagem em Évora, com café da manhã;
Deslocamento em ônibus privativo durante o roteiro;
01 Jantar em Lisboa com show de Fado;
01 Visita e prova de vinhos nas Caves Grahams;
01 Jantar com bebidas na Vinícola Graham’s em Vila Nova de Gaia;
01 Visita a Quinta no Douro com almoço e harmonização de vinho;
01 Mini Cruzeiro no Rio Douro;
Seguro de viagem internacional;
NÃO INCLUSO:
Taxas de turismo nos hotéis;
Despesas pessoais durante a viagem, como: refeições, bebidas, deslocamentos extras, ingressos, gorjetas, e tudo que não estiver mencionado no “incluso no pacote”.
VALORES E CONDIÇÕES
Parte Terrestre em Portugal
€ 2.580,00 por pessoa em apartamento duplo
Entrada de € 600,00 e o restante parcelado em 10x no cartão de credito ou boleto.
À vista 5% de desconto.
Aéreo: (Foz – Lisboa – Foz):
USD 1.212,18 por pessoa com taxas de embarque.
Valor à vista ou parcelado no cartão de crédito em 4x.
* Taxas de embarque podem sofrer alteração sem aviso prévio até a data da emissão*
Transporte em ônibus de Cascavel – Foz – Cascavel:
R$ 280,00 ( ida e volta) por pessoa à vista.
SERVIÇOS
01 · FRETAMENTO DE ÔNIBUS
02 · PACOTES TURÍSTICOS
03 · VIAGENS DE COMPRAS
04 · PASSAGENS AÉREAS
05 · CRUZEIROS MARÍTIMOS
06 · RESERVAS DE HOTÉIS